HISTÓRICO RESUMIDO DA INSTITUIÇÃO

Por volta dos anos 90 surgia o Palhaço Ziriguidum Telecoteco de Esquindô-lelê, com maquiagem e roupas emprestadas, sapatos adaptados e tudo mais fora sendo esculpido ao longo dos anos.
Dizem que todo começo é difícil, mas para Ziriguidum não, pois suas passagens por varias instituições numa época onde o trabalho voluntário era pouco valorizado foram sugeridos e realizados de forma branda, seguido de ações sociais em ruas e praças, em eventos abertos, até 2003.
No inicio de 2004, com o aprendizado adquirido, iniciamos uma nova fase no projeto da OCG com a realização de diversos eventos, oficinas e intervenções objetivando a doação de sangue, plaquetas e cadastramento de doadores de medula óssea. “Oficinas e desenvolvimento de voluntários para praticas das ações e intervenções através do lúdico (Doutores Palhaços, especialistas em Sorrisologia!)”.

“Doutores Palhaços em hospitais, casa de apoio ao câncer, asilos, orfanatos, instituições, organizações, associações e congressos”.
Missão: Difundir a integração das pessoas, observando e respeitando suas diferenças, conceito este defendido e aplicado por nossos Doutores Sorrisologistas em suas intervenções em abrigos, instituições, hospitais.
Objetivo Geral: O projeto tem como objetivo transformar e melhorar o ambiente, que é desgastante e sofrido, para os pacientes, cuidadores e profissionais da medicina, através da arte lúdica.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Humanização Social e Hospitalar Sabendo que o paciente possui diversas necessidades, desejos e angústias, a OCG leva carinho, otimismo e confiança, amenizando o desgaste das internações, além de promover a interação entre a equipe médica, os cuidadores e pacientes.
Todos os voluntários da OCG passam por um treinamento específico antes de atuar nas unidades hospitalares ou instituições e, após um período de formação e capacitação estão aptos a atuar como “agentes transformadores” neste ambiente. As visitas ocorrem de acordo com a necessidade de cada Instituição e conforme acordado com a equipe médica, podendo ocorrer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. Todas as ações são lúdicas e educativas, sem deixar de lado o riso. As atuações ocorrem em grupos rotativos e com a presença de um coordenador. É comprovado através de resultados, nas diversas instituições por onde passamos, à importância e o benefício que o nosso trabalho trás ao paciente, pois contribuímos com a humanização, aproximando a equipe de profissionais da saúde ao paciente, o que permite que a doença seja vista de outra maneira. Os pacientes que recebem a visita apresentam bem estar e muitas vezes diminuem-se o tempo de internação.

Captação de Doadores
O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue e enfrenta constante baixa no estoque nos hemocentros. Segundo a Organização Mundial de Saúde a meta do Governo Federal é atingir 3% a 5% da população doando sangue anualmente, hoje, o percentual de doadores brasileiros varia entre 1,76% e 1,78% por ano. A Operação Conta Gotas tende aplicar ações informativas e educativas voltada para diversos segmentos da sociedade, buscando fortalecer a atividade de doação de sangue através de Campanhas destinadas a divulgar a importância do ato de doar sangue, propagando conceitos de solidariedade e cidadania; Serão ministradas palestras nos colégios, universidades, empresas informando a população os inúmeros benefícios de ser doador de sangue.
Objetivo

O projeto tem como objetivo principal, a Divulgação da Campanha de Doação de Sangue, Medula Óssea e Plaquetas, incentivar praticas ao desenvolvimento social Incluindo atividades e conscientização através da informação em palestras, congressos, feiras, empresas, universidades e parques através da apresentação cênica, envolvendo arte e cultura. A equipe Operação Conta Gotas transmite alegria promovendo informação sempre procurando despertar nas pessoas à busca pelo bem comum, estimulando a cidadania e sempre construindo novas relações e consciências beneficiando a comunidade em geral. A divulgação da Campanha de Doação de Sangue, Medula Óssea e Plaquetas são feitas através do site, distribuição de folhetos em eventos, palestras nas empresas, organizações sociais, comunidade, envolvendo voluntários de todas as áreas.

PÚBLICO ALVO BENEFICIÁRIO

Pacientes, familiares, cuidadores, equipe de profissionais da saúde, casas com crianças e adultos especiais.

NÚMERO DE VOLUNTÁRIOS

A Operação Conta Gotas trabalha com equipes de voluntários, prestadores de serviços voluntários e prestadores de serviço contratados. “Entende-se como voluntário a pessoa que, motivada pelos valores sociais de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho, talento, espontaneamente e sem remuneração, o que beneficia tanto o trabalho da equipe de saúde como o próprio paciente (RIBAS, 2011)”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

À Operação Conta Gotas, através de seus Drs. Palhaços Sorrisologistas levam para a comunidade hospitalar, Alegria, Carinho e Compreensão, visando nas ações à qualidade de todo o trabalho realizado em prol do bem comum, “porque acreditamos que a melhor maneira de estender a mão ao próximo é educá-lo, incentivá-lo a buscar conhecimentos, conscientizá-lo dos seus direitos e deveres, enfim estimular a cidadania. Sabemos que uma sociedade participativa é capaz de mudar e se humanizar.